Curso de Mestrado em História Internacional

 

 

 

 

Cursos :

 

O SETEAD EDUCACIONAL trabalha em parceria com IES (Instituições de Ensino Superior) devidamente credenciadas e com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

 

 

PARCERIA PELO CONVÉNIO FATECC/SP

 

ITS –THEOLOGY & SCIENCES INSTITUTEOF FLORIDA USA -INC

 

 

MESTRADO INTERNACIONAL/USA

 

 

Master degree in History

Descrição :
O Programa de Mestrado em História tem como eixo temático a abordagem História e Cultura, buscando atentar para toda a complexidade presente nessa relação e seus desafios de investigação. Suas linhas de Pesquisa (Cultura e Cidade; Cultura e Representação; Cultura e Trabalho) inserem-se em tendências emergentes da historiografia.
Objetivo :
Os objetivos permanentes são a formação de profissionais plenamente capacitados para a produção do conhecimento histórico e para a docência no ensino superior, a consolidação de espaços institucionais de apoio e incentivo para a pesquisa em História e a ampliação, diversificação e aprofundamento das práticas de pesquisa histórica.
Público Alvo :
Portadores de diplomas de nível superior.

1)   O curso como funciona?

 

O curso é pelo sistema EAD – ensino a distância, todos os trabalhos e provas são realizados no portal do aluno no site da instituição.

 

 

2)   Qual o valor dos cursos?

 

Mestrado – R$480,00

 

3)   É pelo MEC?

 

O curso é de uma universidade americana, lá não existe MEC, existe departamento de educação.

 

 

4)   O diploma sai em português?

 

Não.  O diploma sai em inglês, por se tratar de uma universidade americana.

 

 

5)   Terei que convalidar o diploma no Brasil?

 

Se desejar, poderá convalidar o mesmo pelo ministério da educação.

 

 

6)   Terei que apresentar a dissertação de mestrado e defesa de tese de doutorado?

 

Sim. Para que tenha validade, a mesma deverá ser apresentada na Florida-USA, exigindo que o aluno passe pelo menos dois dias no campus. Exigência de Lei para que o mesmo seja valido. ( PELA PARCERIA FARA A TESE PELA FACULDADE NO BRASIL )

 

 

7)   Qual o idioma que o curso será realizado?

 

No caso do Brasil, será realizado em português.

 

 

 

OBS : 

 

O CURSO E A TOTALMENTE A DISTANCIA EAD VIA AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APREENDIZAGEM VIA PLATAFORMA 

 

 

PRAZO :

O CURSO FARA SOMENTE EM 24 MESES E SERA DIPLOMADO PELA FATECC/SP EM CONVENIO COM Autorização : ITS-EUA Reconhecimento ITS-EUA

 

NOSSA PARCERIA NOS CURSOS SUPERIOR A DISTANCIA EAD 

 

MATERIAL :

ESTARÁ NO AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

 

 

TUTOR ONLINE 

 

 

 

SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E

CONTÉUDO :

 

 

1º CHAT

2º FÓRUM

3º PROVAS

4º TRABALHOS

5º LIÇÕES

6º SLIDES

7º VIDEOS

 

O que é AVA?

 

AVA são as iniciais deAmbiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

Conteúdo Programático :
DISCIPLINAS
CRONOGRAMA
1 -Teoria da História
Carga Horária:60
Créditos:4
Ementa: O estatuto epistemológico da história. História, historiografia e historicidade. Tempo histórico e experiência. Usos do contexto. Objetividade e subjetividade em história. O particular e o geral. História, verdade e prova. Retórica e conhecimento histórico. História e memória. História e identidades sociais.

A narrativa histórica. O método histórico. O uso dos conceitos pelo historiador. A construção do objeto histórico. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Arquivo, compreensão/explicação e representação. Os conceitos antigo e moderno de história. A história-problema. Escalas de análise. Teorias e filosofias da história. A disciplinarização da história. A história como ciência social.

2 – História do Ensino da História
Carga Horária: 60
Créditos: 4

Ementa: A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.

3 – Didática da História: Trajetória, Desafios e Perspectivas
Não Carga Horária:60
Créditos: 4

Ementa: Didática da história como campo de pesquisa e disciplina acadêmica. Trajetória de construção da Didática de História. Diferentes concepções de didática e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de história. Planejamento e Avaliação em História. A sala de aula de História. Recursos didáticos como suportes do conhecimento histórico recontextualizado em objeto de ensino. Papéis e usos do livro didático em sala de aula. Escola como espaço de formação do professor de história.

4- Ensino de História da África e da Cultura Afro
Carga Horária:60
Créditos:4

Ementa: Histórico das medidas legais (leis e pareceres) que instituíram a obrigatoriedade da inclusão desses conteúdos nos currículos das escolas brasileiras. As reflexões sobre a definição de parâmetros para o ensino de História da África e Cultura Afro e suas consequências na formação de professores de História, bem como a análise de experiências de implementação dos referidos conteúdos nos currículos escolares, considerando os temas e abordagens privilegiados por professores de História nas escolas e a produção de materiais didáticos. História da África como disciplina acadêmica: discussão sobre temas e debates presentes no ensino universitário. A produção de saberes a partir de sujeitos externos ao ambiente universitário: projetos, programas e a atuação de movimentos sociais e comunidades negras na construção do conhecimento nesse campo.

5 – Ensino de História e a Questão das Temporalidades
Carga Horária:60
Créditos: 4

Ementa: Tempo histórico como elemento estruturante da produção do conhecimento histórico. Conceito de tempo histórico em diferentes matrizes teóricas. O tempo histórico: duração, ritmo, sucessão, simultaneidade, permanências e continuidades. Ensino de história e regimes de historicidade. Desafios pedagógicos na recontextualização didática do tempo histórico. Conceitos como: narrativa histórica, identidade narrativa e consciência histórica. Tempo histórico e história ensinada: propostas curriculares, livros didáticos, narrativas de professores e alunos em sala de aula.

6- Educação Patrimonial e Ensino de História
Carga Horária:60
Creditos:4

Ementa: O ensino de História e o campo do Patrimônio Cultural material e imaterial. Exploração das conexões das instituições de memória com os campos da cultura, do mercado, da ciência e da educação. A partir de estudos de caso e de levantamentos gerais sobre a situação dos museus brasileiros, são examinadas as novas concepções de ensino de História nos museus trazidas pela discussão contemporânea sobre patrimônio, memória, identidade cultural e educação.

7 -Produção de Material Didático e o Universo Virtual
Carga Horária:60
Créditos:4

Ementa: Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na Educação Básica.

8- Narrativa, Imagem e a Construção do Fato Histórico
Carga Horária:60
Creditos:4

Ementa: Delimitação do campo de sentido de fato histórico: fato como narração, fato como condensação do tempo histórico. Conceituação de narrativa visual e os seus suportes. Mídia e a factualização da história, recursos para uma crítica e metodologias de análise. Estratégias de apresentação do fato histórico por meio de narrativas visuais.

9 – Metodologia no Ensino de História: o Pesquisador-Professor e o Professor-Pesquisador
Carga Horária:60
Créditos:4

Ementa: O método de pesquisar História e o método de ensinar História. A pesquisa histórica no ensino de História. A importância do professor-pesquisador. A importância dos alunos-pesquisadores. A utilização de oficinas em sala de aula. A pesquisa e a internet. Elaboração de projetos específicos.

10 – Currículo de História: Memória e Produção de Identidade/Diferença
Carga Horária:60
Créditos:4

Ementa: Diferentes concepções de currículo e suas implicações para a reflexão sobre o ensino de história. Relação entre currículo e memória como territórios contestados. Diferenciação entre memória e história. Historiografia escolar, história ensinada e o debate político contemporâneo que envolve a questão identitária. Articulações entre os diferentes processos de identificação (nacional, sociocultural) no conhecimento histórico didatizado. Currículo de história e a questão da alteridade no tempo e no espaço.

11 -Seminário de Pesquisa
Carga Horária:45
Créditos:3

Ementa: Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de trabalho final. Bibliografia: Não se aplica.

12 – Seminário Tutorial
Carga Horária:45
Créditos: 3

Ementa: Acompanhamento do trabalho do aluno pelo professor-orientador com vistas à preparação do trabalho final e da sua defesa. Bibliografia: Não se aplica.

13 -Eletiva Nível: Mestrado
Carga Horária:60
Créditos:4

14 – História como diferença: história e cultura indígena
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4

Ementa: Reflexões sobre a diferença e os valores agregados a ela na construção do saber histórico. Identificação de trajetória histórica da construção da diferença dos indígenas (por não indígenas) na formação social brasileira. Identificação da atual legislação que orienta do ensino de história e cultura indígena com reflexão sobre as mobilizações sociais e acadêmicas que fundamentaram-na. Discursos e ações indígenas na construção de um lugar na sociedade brasileira. História, memória e construção de identidade/alteridade.

15 – Ensino d(e) História Indígena
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4

Ementa: Ensino de História Indígena. A Nova História Indígena. Política Indígena e Indigenista. Narrativas Indígenas. História e Culturas Ameríndias.

16 – Ensino de História e Pensamento Decolonial
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4

Ementa: O pensamento decolonial e os desafios de compreender a história a partir de diferentes perspectivas além da abordagem eurocêntrica. Culturas, identidade(s) e diferença(s) na escola. Questões e tensões no cotidiano escolar: gênero, raça, e orientação sexual e religiosa. Teorias do multiculturalismo crítico e da interculturalidade crítica. Educação Intercultural crítica: conceito e pressupostos. A descolonização do conhecimento histórico e do seu ensino. A colonialidade do poder e seus desdobramentos como a colonialidade do saber, do ser e da natureza e sua contrapartida decolonial. Perspectiva intercultural crítica e pedagogias decolonias no ensino de história.

Curso de Mestrado em História

CARGA HORÁRIA : 1.800

TEMPO : 24 MESES

VALOR : 25 x R$480,00

MESTRE EM HISTÓRIA

TAXA DE MATRICULA : 480,00 + 24 X480,00 MENSALIDADES VIA BOLETO BANCÁRIO ENVIADO AO SEU EMAIL 

Deverá ser anexado na matrícula do aluno a documentação do mesmo:

1.         Copia do rg.

2.         Certidão de casamento ou nascimento

3.         Foto 3×4

4.         Copia cpf

5.         Histórico escolar ensino médio ou superior

6.         Diploma ensino superior ou certificado de ensino médio

7.         Reservista para homens

8.         Titulo de eleitor

9.         Comprovante de residência

 

EMAIL : secretaria@setead.org.br

WHATASSP ACADEMICO :

61 98460 7406

 

Autorização : ITS-EUA
Reconhecimento : ITS-EUA